quarta-feira, 1 de julho de 2015

Aprendendo com os erros

   Eu postei esses dias um texto sobre passividade... No post tinha um vídeo do prof Pierluigi. Em algum momento do vídeo, ele diz que o filho dele não tinha paixão pela leitura até ele descobrir do que ele gostava (no caso o moleque gostava de o hobbit, ótimo gosto literário...).
   Eu estou comentando isso porque depois de ler por ler quase uma estante de livros, eu finalmente percebi que tipo de literatura eu realmente gosto.
  Eu leio biografias de grandes milionários/bilionários e sobre economia. Qualquer outro assunto praticamente me pouco apetece.
   Fiz um outro post chamado, Valores...
   Esse post é simplesmente um ctr c, ctr v do livro "Sonho Grande". Nesse livro é contada a trajetória de 3 homens inacreditavelmente incríveis. Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.
  Homens que são incríveis por que possuem o toque de Midas, mas usam luva porque sabem que se tudo virar ouro, então o ouro não terá mais valor.

   Uma coisa que me chamou a atenção nesse livro, foi que o trio, já perdeu algumas vezes.
   É de se notar que nem o melhor é imbatível. Você pode ser um MBA de Harvard e mesmo assim demorar mais de um ano para perceber que você produz cervejas deferentes se não há controle de qualidade.
   Jorge Paulo Lemann abriu 3 bancos. O primeiro faliu tão rápido quanto abril. Fez com que ele aprendesse como não fechar antes da hora. O segundo foi o banco Garantia, onde Jorge Paulo conheceu Beto e Marcel, seu ex-funcionários, e então sócios pelo sistema de pathernship.
   O Garantia fechou porque ficou muito ambicioso. Então eles se focaram no GP investimentos.
   No GP, seu terceiro banco,ele percebeu que era melhor ficar no ramo da cerveja. "Foco, Foco, Foco, Foco no essencial"já era o lema.
  

  Sabe, tentando aprender o que você gosta, ou abrir negocios novos e ver se da certo... A melhor formda de se adquirir conhecimento é por tentativa e erros e acertos. Por isso que nunca esquecemos como andar de bicicleta.

   Uma coisa muito importante então na economia, é dar liberdade de os indivíduos errarem e acertarem,sem o estado dizendo o que as pessoas devem fazer. O país pode ter o melhor planejamento pubico do mundo,se os agentes não aprendem, a evolução do ser humano é insustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário