domingo, 23 de novembro de 2014

Economia de escopo

Economia de escopo é quando uma empresa produz sozinha dois ou mais produtos, mais que duas ou mais empresas produzem sozinhas, produzindo apenas esses produtos.
Um grande exemplo disso é o McDonald’s, que é o maior produtor de brinquedos do mundo e o segundo maior no ramo alimentício. Assim podemos dizer por exemplo que ele é maior que a estrela, na produção de brinquedos e maior que o BurguerKing na produção de hambúrguer.
Se fosse ao contrario, uma empresa produz menos que outra duas, isso seria uma deseconomia de escopo. 
O McDonald’s é um bom exemplo, porque ele não venderia tanto mc lanche feliz se não tivesse um brinquedo junto. Assim uma loja só de lanche, vende menos lanche que o McDonald’s. E o McDonald’s também vende mais brinquedo porque vem com o lanche(imagina uma família indo almoçar, ai o filho dessa família olha a porra do brinquedinho e faz a família toda ir comer no McDonald’s.), enquanto uma loja de brinquedos não atrai pessoas famintas.

O exemplo  que o  livro da é de uma fabrica de instrumentos musicais. Se produzimos dois instrumentos similares, nosso custo de produção cai, porque temos uma mão de obra mais especializada e podemos vender mais do que outras duas fabricas. Além de conseguirmos mais barato do fornecedor da matéria prima que usamos na produção dos nossos instrumentos.

Graus de economia de escopo.



Onde C(q1) é o custo de produção de q1
          C(q2) é o custo  de produção de q2
          C(q1,q2)  é o custo de produção conjuntamente de q1 e q2


Se o grau for positivo é uma economia de escopo, se for negativo é uma deseconomia de escopo.


http://blog.thecollectorstore.com.br/wp-content/uploads/2012/05/moc-da-semana1.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário