terça-feira, 14 de outubro de 2014

Demanda individual e Demanda de mercado

Para escrever esse post, PreferĂȘncias do consumidor (Parte I) e o PreferĂȘncias do consumidor (Parte II) usei o livro: Microeconomia - Robert S. Pyndick - 6ÂȘEdição. Para facilitar usarei exemplos do livro.

Esse post serĂĄ dividido  em 6 partes:
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1. Faremos a curva de demanda de um consumidor individual
2. Analisaremos como a variação dos preços modifica a curva de demanda individual.
3. Construiremos uma noção de curva de demanda de mercado a partir da curva de demanda individual. 
4. Veremos como a curva de demanda ajuda o consumidor a determinar vantagens de um consumo acima e além de suas despesas.
5. Descobriremos o que Ă© externalidade de difusĂŁo.
6. Mostraremos os métodos usados para determinar demanda.
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Demanda Individual  

Eu jĂĄ disse em outro post que o melhor para o consumidor Ă©  quando ele consegue que sua linha de orçamento seja tangenciada pela curva de indiferença. Explicarei como o consumidor escolhe sua cesta nessa curva de indiferença.


Mudando os preços

Volto a repetir, o melhor é quando a curva de indiferença é tangenciada pela linha de orçamento. Se mudarmos o preço, mudamos a inclinação da linha de orçamento. Então teremos pontos de otimização diferentes para cada inclinação(pontos A,B e D).
Se a derivada da curva preço consumo for negativa, o consumo estå caindo, se for positiva, esta aumentando. verificamos isso porque percebemos um aumento do preço do ponto G para o E, de R$1 e uma diminuição de R$1 de G para H, e notamos a inclinação da curva acompanhando os preços.

Curva de demanda individual

A curva de preço consumo, é a curva que toca nos pontos de maximização de satisfação em qualquer preço. Ela é essa tortinha no gråfico (a)
A curva de demanda individual Ă© essa que liga preço e quantidade do bem. Ela Ă© individual porque  funciona para apenas uma pessoa,um consumidor.

 -Quando nos movemos na curva, o  nĂ­vel de utilidade varia. Quanto mais baixo o preço, maior a utilidade
-Quando a Taxa marginal de substituição é igual a razão dos preços, temos uma maximização da utilidade na curva de demanda. TMS=Pa/Pv, logo Umax

ModificaçÔes na Renda



Quando modificamos a renda, a linha de orçamento se desloca para a direita, caso aumente, ou  para a esquerda, caso diminua. A curva de Curva de renda consumo Ă© uma linha se o preço for constante. Com o aumento de renda conseguimos adquirir mais de determinado bem, e assim a demanda se desloca para a direita.


Bens inferiores e bens normais

 Quando os bens sĂŁo normais, queremos mais do bem a medida que temos mais dinheiro.
quando os bens sĂŁo inferiores, queremos menos deles a medida que ficamos mais ricos.
Um exemplo de bem inferior Ă© carne de segunda. Se ficamos mais ricos, trocamos pela carne de primeira. Um bem normal  seria legumes por exemplo, pois se ganharmos mais aumentaremos o consumo provavelmente.

No bem normal a curva de renda consumo  Ă© de inclinação positiva
No bem inferior a curva de renda consumo é de inclinação negativa.

Curva de Engel



Essa Ă© a curva que relaciona renda e quantidade consumida. Para bens normais, quanto mais renda mais quantidade consumida. Para bens inferiores, quando a renda aumenta, a quantidade consumida começa a cair, em certo ponto. 

Efeito renda e Efeito substituição



De imediato temos 2 efeitos em uma redução de preços:
1. As pessoas compraram mais do mais barato e menos do relativamente mais caro.
2. As pessoas terĂŁo um aumento no poder de compra.
Efeito Substituição:
É a variação do consumo de um dos bens, causado por uma variação do preço, sem mudar o  nĂ­vel de utilidade. De A para D.
Efeito Renda
Mudança no  consumo por causa do aumento do poder de compra, com preços constantes. De D para B.

Bens de Giffen



Pode acontecer do efeito renda ser maior que o efeito substituição, quando o efeito renda for negativo.

Acontece quando vale mais a pena ter muito de um bem, do que ter mais o menos dos dois.  Ai com um aumento de renda, vocĂȘ se enche  de um bem e fica com pouco do outro, mas mesmo assim sua utilidade cresceu.

Demanda de mercado

A diferença entre demanda de mercado e individual é o numero de consumidores. A demanda de mercado é uma composição de demandas individuais.

Em uma demanda de mercado, quanto mais consumidores, mais a direita estarĂĄ a curva  de demanda
E assim alguns fatores que aftam os consumidores em geral, afetarĂĄ a demanda de mercado.
Elasticidade
É a sensibilidade de duas variáveis. No caso usaremos elasticidade preço demanda, ou seja, o quanto vai variar a quantidade, se variarmos x de preço.
Para explicar isso, o melhor exemplo Ă© o da menina de TPM. Como varia a elasticidade de chocolate quando a menina esta de  TPM e quando estĂĄ normal?
Sabemos que meninas de TPM precisam de chocolate para ficarem calmas rsrs... Quando ela chaga  no mercado de TPM e vĂȘ que o chocolate aumentou o preço, ele compra do mesmo jeito, mas quando ela estĂĄ em um dia normal, ela nĂŁo vai comprar, porque ela estĂĄ apenas com vontade, mas nĂŁo precisa, entĂŁo nĂŁo compra porquĂȘ esta caro.

Assim quando ela estĂĄde TPM, o chocolate Ă© inelastico
Quando ela estĂĄ normal, a elasticidade do chocolate Ă© alta.



GrĂĄfico de demanda unitĂĄria


Excedente do consumidor 



Os indivíduos tem uma capacidade de valorar as coisas. Assim como os vendedores. A diferença do valor de quanto o consumidor e quanto o vendedor acham que vale certo bem é o excedente do consumidor.
Quando somamos o excedente de todos os consumidores, temos a medida do excedente do consumidor agregado.

Excedente do consumidor e demanda

Um consumidor estĂĄ disposto a pagar $20 no primeiro ingresso pra um show, porem o ingresso Ă© vendido por 14 apenas. O excedente que Ă© gerado no consumidor Ă© de $6. O consumidor compraria atĂ© o 6Âș ingresso, pois ainda valeria a pena.


Se ampliarmos o conceito teremos esse grĂĄfico.


Externalidades de difusĂŁo
Esse Ă© no nome bonitinho para moda... Sabe, estĂĄ na moda comprar Palha Italiana na ufsj porque sou eu que vendo camisetas verde, porque todos estĂŁo comprando.
A externalidade de difusĂŁo pode ser positiva ou negativa. Positiva se quanto mai compram, mais vende, e negativa se quanto mais compram, menos vende.
No caso da negativa posso citar  ... Hipsters.
Externalidade de difusão não é moda, porque tem negativo, assim o positivo, moda, chama efeito acumulativo de consumo. A negativa, hipsters, chama-se efeito de diferenciação do consumo.



efeito acumulativo de consumo

 efeito de diferenciação do consumo

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