domingo, 12 de outubro de 2014

Sobre o Judo e o Jiu-Jitsu

Para explicar essa história preciso apresenta-los alguns personagens:
Jigoro Kano:

Este senhor, foi o grandioso fundador da escola Kodokan e criador do judô.
Ele ficou órfão de shihan(mestre) algumas vezes e isso o fez procurar vários estilos parecidos de Ju-Jutsu, como Tenjin-shinio-ryu e Kito-ryu.
Por causa da sua educação, que teve enfoque nos ensinamentos sobre diplomacia, ele achava que as artes marciais não deveriam competir entre si, mas se respeitarem com suas peculiaridades.
Ele criou seu estilo, a principio chamado de Kano-ryu(estilo do Kano), mas ele não queria chamar sua arte de Ju-Jutsu, pois muitos estilos de ju-jutsu competiam entre si.

Mitsuyo Maeda:

Essa lenda das artes marciais foi um grande aluno do mestre Jigoro Kano, que foi mandado a varios países pelo mundo com o intuito de difundir o Judô.
Ele chegou, de acordo com a lenda, a ser um luchador mascarado no México, e um mestre dos ringues de luta livre, com seu estilo de judo e supostamente chegou a ser colocado na moeda mexicana, com uma mascara.
Ele foi o primeiro judoca no Brasil, e fundou aqui a primeira academia de judo, que chamavam de clube Remo...
Existe uma academia hoje chamada Academia Conde Coma(conde coma era como era chamado Maeda no Brasil.) que fica em Belem do Para.

Carlos Gracie

Carlos Gracie, filho de Gastão Gracie, foi aluno do Maeda, e criador do seu próprio estilo de Ju-Jutsu.

Estilo que ficou conhecido como Brazillian jiu-jitsu ou Gracie jiu-jitsu.
Eu não conheço muito sobre ele, então falarei apenas isso.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Muitas pessoas se confundem quanto aos termos judo, ju-jutsu e jiu-jitsu.

O que acontece, é que quando Maeda veio ao Brasil, ele era um judoca, mas por ele não seguir muito a filosofia do judo, ele usava o nome ju-jutsu.
Ju-Jutsu, significa literalmente, técnica suave, e Judô, caminho suave.
O Dô do judô, tem uma conotação, de caminho filosófico, como se fosse life style, ou filosofia de vida.
Assim, por não seguir a filosofia, Maeda empregou o Jutsu, que é a simples técnica.
A pronuncia correta do Ju no japones  diu, com o i quase mudo.
Os Gracie, quando embrasileiraram as técnicas passadas por Maeda, chamaram de jiu o ju e jitsu o jutsu.

Se pedirem pra definir cada um, tirando essas notas etmograficas, podemos dizer que o ju-jutsu são vários estilos derivados do aiki-ju-jutsu, principalmente do daito-ryu, o judo é um estilo de ju-jutsu, com uma conotação filosófica, voltada para o encilhamento em corpo e mente, e o jiu-jitsu, uma derivação do judo do Maeda, com toques de verde-amarelo. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Eu quero dizer, que eu li essas informações em varias fontes, e tem varias histórias sobre essa discussão, sendo que a história que eu acho mais plausível é essa. Se vocês conhecem outras versões, deixem nos comentários, e para o pessoal do jiu-jitsu, que souber mais sobre os Gracie, e a diferença de Gracie jiu-jitsu e Brazillian jiu-jitsu, deixa nos comentarios também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário