terça-feira, 4 de novembro de 2014

Será que é uma ilusão apenas? Direito a propriedade

Olá. Hoje explicarei a vocês porque eu não sou um maluco que acha que o  Brasil é comunista(ou está bem perto).
Vamos supor que você tenha um pequeno sitio na saída de Belo Horizonte.
Você em um  belo dia estava a cavar um buraco, eis que bang! um poço de petróleo... Que pena, o subsolo no Brasil é do governo.

Ok, eu alugo pra Petrobras meu terreno, compro outro, vizinho do primeiro. Com o dinheiro penso que posso construir uma torre... Que  pena, eu tenho que pedir permissão para o governo porque não sou dono do espaço aéreo.



Ta, até agora já perdi o controle sobre o que tem embaixo e em cima.


Legal, eu vou fazer uma fazenda então. eu quero sozinho comprar uma grande fazenda, para plantar uns negocinhos aqui e ali. Opa, não dá neh!? O governo não deixa você ter uma terra maior que você pode plantar. Se quiser plantar sozinho, tem que ser uma fazendinha.
 

Eu não vou então fazer uma fazenda, vou é comprar uma casa no centro de Belo Horizonte e comprar uns carrões, porque eu gosto de carros velhos ou sei lá... Então... Não dá também, porque eu só posso ter uma vaga na garagem agora...



Perdi então o direito de ter muita terra ou muita garagem.


Casa na praia? Não, tem que pedir pra marinha.

...



Cansei, vamos falar de negócios.



Quero comprar um ônibus e levar pessoas do ponto A para o ponto B dentro da cidade, já que os ônibus são sempre lotados.
NÃO, precisa de concessão!


Quero atravessar as pessoas do Rio para Niterói no meu barquinho então.
NÃO, precisa de concessão!


Quero abrir um aeroporto?
NEM FUDENDO!!!!


Ta bom, estou sendo muito ambicioso.  Quero só pegar e fazer churrasquinho para vender na rua...
Pediu permissão para a Anvisa.




Com essa brincadeira esse texto, quero dizer que nós não temos a coisa mais básica em um sistema realmente livre. A propriedade privada. É direito natural do homem o direito a propriedade e isso deveria ser inalienável
Se perdemos isso estamos  muito perto da servidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário