segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Decisões empresariais quanto a produção segundo a Micro

Tecnologia de  produção

A função da produção
Se
Trabalho = L
Capital = K
A função de produção (q) pode ser descrita como:

q = F(K,L)

Ou seja, a produção depende de dois insumos, o trabalho e o capital.Quanto você vai produzir com determinada capacidade e determinado orçamento. A função normalmente é descrita no período  de um ano (quanto produzimos esse ano).

Temos na função de produção, um elemento fixo para cada função, que é a tecnologia("grau de conhecimento a respeito de diversos métodos que poderiam ser utilizado para transformar insumos em produtos.".). As funções variam a determinados níveis tecnológicos.

Curto prazo vs Longo prazo
A diferença fundamental entre curto e longo prazo é o insumo fixo. O insumo fixo é aquela paradinha que demora pra mudar dentro da fabrica. Assim no curto prazo não temos todos os elementos variáveis e no longo podemos variar tudo na nossa empresa.
Em outras palavras, no curto podemos usar de forma diferente nossos recursos. No longo  podemos mudar nossos recursos, mudando assim nossa capacidade.
Então conseguimos diferenciar o curto e longo prazo pelo tempo que conseguimos mudar nossos recursos.
Ex: O longo prazo de uma tia que vende chupchups é uns dias, que é o tempo de ela comprar um freezer maior. Já o longo prazo de uma empresa grande como a Kibom, é tempo bagaraiiii, no mínimo um ano, dado o tamanho da empresa.

Produção com insumo variável [L]

Nesse caso, utilizaremos para analise, o trabalho como insumo variável e o capital como insumo fixo na nossa função de produção.
Assim para aumentar a nossa produção, teremos que aumentar a quantidade de trabalho. É por a peãozada pra trabaia memo!

Produto médio e Produto marginal 
O produto médio é o quanto cada trabalhador produz. O produto marginal é o quanto varia na produção quando adicionamos ou removemos trabalhadores.Ou seja, o produto médio é q/L e o produto marginal é a derivada do produto médio, Δq/ΔL...



Inclinações da curva de produto
    Se Produto marginal > Produto médio então  Produto médio é crescente.
    Se Produto marginal < Produto médio então  Produto médio é  decrescente
   Podemos notar isso no ponto E do gráfico de baixo.
 
   Se o Produto médio for máximo
Produto médio = Produto marginal.  

Leis dos rendimentos marginais decrescentes 
Essa lei diz que quando você aumenta muito de um insumo, uma hora ele começa a se demonstrar ineficiente.
É aquele negócio, se você contrata gente demais, eles abrem um sindicato e param de trabalhar. lol  você não tem ferramentas para todos serem o máximo funcionais, ou você dilui muito o salário e o funcionário se sente desincentivado. Você não dispões dos demais insumos fixos de forma a maximizar a funcionalidade de seus empregados.
A tecnologia porem pode aumentar o máximo que a curva chega. Fazendo o ponto D ir mais para cima (a Tecnologia da uma esticada na curva.).












http://www.agendor.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/09/organizar-equipe-de-trabalho.jpg








 Se aumentarmos o numero de carinhas, passamos a altura da macieira. Se aumentarmos o nível tecnológico(escada) podemos pegar 5 outras massas em outras 5 macieiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário