sexta-feira, 3 de julho de 2015

Alma e o ateismo

   Olá seres terrestres... Hoje por conta de um vídeo do prof. Clóvis, cheguei a conclusão de que alma existe.
      Eu aceitei isso porque eu entendo que as pessoas são livres. No sentido de que elas não são determinadas pelo meio. Entendo se n interpretei errado.
     O que acontece é que eu ainda sou ateu. Eu me sinto muito tentado a frequentar a igreja católica, um, porque eu simpatizo muito com alguns pontos da moral crista, segundo porque é mais fácil pra vida, terceiro, pelo network e quarto, porque agora eu entendo que tem alma.
     Ai quando eu penso nisso, me defronto com questões terceiras que seriam, no meu conhecimento de senso comum, erradas, como sexo antes do casamento ou querer espalhar o dogma...
    Outro problema é que se eu falar que acredito que há alma e me declarar ateu, vão me dizer que eu sou hipócrita, burro ou sei lá...
    Também não poderia ser espírita ou budista, ou qualquer religião sem Messias, porque não sei o que exatamente é uma alma, apenas aceito sua existencia porque entendo  que somos livres a priori. 
    A alma nos torna atemporais... Eu me intrigo pensando, o que acontece depois que morrermos?
    Em tese alguns dizem que nada acontece, mas isso já foge ao meu pensamento, pois quando penso o que acontece, acontece.
   E o segundo problema é que penso, o que veio antes? E antes? E antes? E antes...???
   Assim penso em teorias que sugerem que houve o Big Bang por causa da expansão do universo e então houve uma singularidade. Mas e antes? Não pensando em matéria, mas em energia ou sei lá...
   Eu não vou me aprofundar em pensamentos filosóficos sobre o inicio ou sobre o fim, mas quero tentar me posicionar...
   O meu ceticismo não é tão afetado por aceitar que alma há, porque ela parte da lógica, com indícios de que não somos determinados com fundamento da psicologia. Basicamente na minha cabeça eu ligue que se não somos determinados, e para isso devemos dotar de algo a priori, então temos alma.
Bom, estou confuso... Outro dia continuo esse assunto se não vai ficar uma divagação infinita. kkkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário