quinta-feira, 16 de julho de 2015

Viagem Violenta - Emoções

   Hoje eu vi o filme "Divertida Mente" da Pixar. Esse é o filme "if  emotion had emotion".
Nesse filme as emoções comandam um centro de controle na cabeça de uma mocinha e tem pequenos funcionários de formas simples que arrumam as coisas em alguns lugares, como na sala da abstração ou no lugar da imaginação ou no deposito da memória de longo prazo.
   Onde eu quero chegar? Dentro desse filme as lembranças que são esquecidas, caem em um buraco no centro do cérebro, onde as coisas viram pó. O que eu fiquei pensando quando sai da sala de cinema foi: Para onde vão as memórias esquecidas?
   Essa pergunta se refere a vida real já.Eu tive esse questionamento porque as lembranças no filme são pequenas esferas. Isso me fez perceber que as lembranças são algo. Sim, elas podem ser descritas, meta-descritas(descrever o que você lembra) e contadas.
   Já que elas são, o que acontece quando elas deixam de ser?
   Isso me faz voltar ao pensamento que tive quando eu escrevi o post sobre alma. No filme as emoções não são inatas aparentemente(aparentemente porque o protagonista da história é a felicidade) porque as outras emoções chegam depois da felicidade. E a ideia de que temos almas (seja lá o que é uma alma) me da o pensamento que quando nascemos, as primeiras emoções surgem dessa posse (ou possessão) .
   Os médicos e psicólogos podem dizer que as emoções são variações eletromagnéticas. Eu penso que existem variações eletromagnéticas em todo lugar. isso me faz pensar que mesmo quando estamos mortos, estamos vivos de outra forma. Que as coisas não acabam, porque é impensável de onde viemos.
   Essa ideia me traz a cena onde as emoções produzem memórias básicas. E a personalidade é formada dessas memórias. Essas memórias criam ilhas da personalidade. No filme algumas ilhas desabam por causa de complicações do enredo, mas o que é importante é que quando essas ilhas ressurgem, elas são iguais eram antes. Isso me traz a ideia de que as coisas esquecidas não somem nunca. elas só se esvaem no espaço, mas podem ser resgatadas.
   As almas então são espectros eletromagnéticos que se esvaíram por causa do esquecimento da própria fé na vida do próprio ser, e que podem se fixar na matéria quando as emoções de terceiros desejam do fundo de seus âmagos ter um filho. O amor produz uma energia que eleva a alma até o ponto da vida. Ou a simples luxuria se desejada muito forte. E isso pode criar pessoas boas ou ruins...
kkkkkkkkkkkk vocês leram o título né? Viagem Violenta. Eu vou ver se faço uma serie com esse título também para exercitar o ato de filosofar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário