segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Padrão Ouro para leigos

    Hoje vou explicar de forma, que eu conseguir encontrar, o mais simplificadamente o padrão ouro.
   Quando pensamos em alguma coisa de valor, um tesouro, pensamos logo em ouro. Por que o ouro vale tanto?
   O ouro tem algumas características especiais.
   Quando você quer trocar uma coisa por outra com alguém(João por exemplo), você tem que querer mais a coisa do João do que a sua coisa, e o João tem que querer mais sua coisa. Só que as vezes, você sabe que a coisa do João vale muito mais que a sua, e você precisaria dar muitas coisas que você tem, para o João te dar uma só coisa dele. O joão tem um carro, e você planta batatas por exemplo. O unico problema é que o João não quer mais de 100 batatas. E ele acha que o carro dele valeria até 1000 batatas.
   O ouro entra nessa historia,por que todo mundo acha que o ouro vale. Além disso,  batatas estragam, por isso o João não quer mais de 100. Ouro o João pode guardar, então ele aceitaria tranquilamente 100 ouros.
   Essa ideia de aceitarem com facilidade algo, chama-se liquidez. O ouro tem alta liquides. Uma outra característica importante do ouro, é que ele é divisível em unidades. Você pode assim falar que algo vale X gramas de ouro.
   O único problema do ouro, é que é difícil de carregar se você for rico e tiver muito. Por isso os bancos criaram o dinheiro. O dinheiro nada mais era do que um certificado de ouro.

    Teve uns banqueiros que eram também governantes. Eles cunhavam o ouro e usavam como moeda. Eles tinham o monopólio da cunhagem, ou seja, só eles podiam falar quantas gramas de ouro podiam ter em cada moeda. Eles faziam isso, porque as pessoas produziam muitas coisas, e tinha pouco ouro para trocar tanta coisa. Eles então dividiam o ouro em menores porções. para facilitar as trocas. A quantidade de ouro era a mesma, mas com menos gramas se comprava mais.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Hoje usamos a moeda fiduciária...
    O que é isso?
   Simples. A moeda fiduciária é um pedaço de papel. Se fosse no padrão ouro, haveria um certificado, que seria chamado de moeda, mas a fiduciária não certifica nada. Se usa esse pedaço de papel, porque o governo fala pra você desde que você nasceu que ela vale alguma coisa. Para ajudar, esse pedaço de papel tenta trazer figurinhas que sejam confiáveis, como a foto da justiça e os dizeres, "deus seja louvado".
   Então resumindo: o ouro vale muito porque, é raro, da pra trocar fácil, da pra dividir em unidades e podemos usar o ouro para falar o quanto vale as coisas. A moeda fiduciária vale porque te falaram que ela vale.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

   Vamos agora aos problemas da moeda fiduciária.
   Como eu suponho que todo mundo um dia já foi criança, vou fazer uma metáfora infantil: Você e seus amiguinhos do colégio colecionam figurinhas do álbum do campeonato de futebol ou figurinhas do álbum da Barbie, o que você preferir.
   Você foi na  banca de jornal, e tirou uma figurinha super rara. Só você tem essa figurinha na escola. Imagina só que legal, você vai poder tirar a maior onda com seus amiguinhos.
   Um dia, seu coleguinha, aquele que você odeia, porque ele é metido,tem a sorte de também tirar uma figurinha igual a sua.
   Você não acha que sua figurinha rara perdeu um baita valor?
 
   Amoeda fiduciária apresenta o mesmo problema. O banco central que decide quanto dinheiro haverá no mercado. Se hoje temos 100 moeda, e amanha houver 200, então seus míseros 2 tostões de hoje, valerão 1 amanha. O seu coleguinha metido agora ganhou umas moedas do governo.
   Esse fenômeno de o dinheiro perder valor se chama inflação.

   O ouro tem inflação na medida que acham jazidas de  ouro, enquanto a moeda fiduciária tem inflação na medida que o governante quiser. 


   No brasil, o Banco Central diz que ele vai imprimir dinheiro o suficiente para no máximo, seu dinheiro perder 4,5%do valor todo ano, a já uns bons anos.
   Ele faz isso porque, se o presidente contratar uma galera para cargos públicos, essa galera vai votar nele nas próximas eleições. Como o governo  não recolhe impostos o suficiente para contratar gente o suficiente para se reeleger, ele vai la e imprime mais dinheiro.
   É o que alguns economistas chamam de politica de pleno emprego.
   O que acontece é que quando as pessoas percebem que tem um monte de dinheiro a mais no mercado, TUDO fica mais caro. Se da bem quem usa o dinheiro assim que ele sai da impressora.

   No padrão ouro, se o banco certificar mais do que o ouro que tem no banco, a galera vai ficar revoltada na hora que eles forem sacar o ouro, pelo simples fato de que vão se sentir roubados.

  Por isso que o Sílvio Santos falava "essas são barras de ouro, que valem mais que dinheiro". Ele dizia isso porque como bom judeu (brincadeira gente) ele sabe que quando ele acabar de proferir essas palavras, o ouro não perdeu valor, enquanto o dinheiro sim.


Em 1913, 1 Dólar valia 1g de ouro. Hoje o ouro vale 35 dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário