sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Daredevil

   Nossa Merida porque está fazendo um post sofre Daredevil depois de anos do lançamento dele no Netflix? Motivo 1, eu quero fazer (kkkkkkkk sorry), motivo 2, porque eu só assisti esse mês, e venho falar desse cara Matt Murdock, que mal conheço, mas ja considero pacas! 
   Vamos la, não sei se vou ter coragem de comparar a serio com o filme do Ben Affleck. Ok eu sei que ele é bom ator e tudo mais, e vai fazer o Batimá agora, mas aquele Demolidor,(vamos falar brasileires aqui), é uma bosta! Então acho que comparar com o é ate sacanagem, mas pelo visto eu ja to comparando. Vamos falar a verdade, eu lembro pouca coisa do antigo, eu era nova, hoje o que eu lembro eu acho bosta, e a sensação de "que bosta" ainda ta na minha cabeça, então não darei outra oportunidade. 
   Mas finalmente pra salvar esse personagem tão bom, e mesmo que químicos tenham caído nos seus olhos, ele ainda é humano, e é isso que eu gosto dele, ele se depara com perguntas com coisas que eu me faria no dia a dia. E alem de muito mais, essa é uma das diferenças dele pro Tony Stark, que é o outro que eu penso logo em seguida, a realidade dele é muito longe da minha. Sinto que o Matt é real, e que ele pode estar em algum lugar do mundo, e esse lugar não precisa ser Hell's Kitchen, qualquer lugar. 
   E agora vamos falar do Matt, primeira coisa, escolheram um cara gato demais, que isso, quando eu acho que não pode aparecer mais me vem Charlie Cox pra luz do dia (sim, eu sei que ele fez a Teoria de Tudo, mas não prestei atenção nele), ele fez o papel dele tão bem que eu fui pesquisar entrevistas dele pra saber se ele era cego de verdade (kkkkkkkkkkkkk ok isso realmente aconteceu). E um fato por ele ser gatssimo, é que em algum momento eu queria ele pegue alguém da serie, não importa se a Karen, a Claire ou a tiazinha da esquina, eu só queria ver, porque ele parece ser o conquistador de novinhas. 
   E cada vez mais as séries do Netflix estão entrando no meu dia, e percebo a qualidade, a produção, o figurino, é tudo impecável. E isso me impressiona e me deixa animada, primeiro que é uma evolução de mídia, não é um canal de tv, é uma empresa de stream, e hoje oferece produtos com qualidades superiores as gigantes da tv americana e brasileira ou qualquer outra. E isso só cada vez prova que o livre mercado é bom, e não temos que ter alguém pra dizer o que é certo na economia ou não. E também porque foi uma jogada muito corajosa, mas isso sempre foi da Netflix. E de todas ganhar uma serie do Daredevil e fazer um show como foi e como vai ser ainda. 
  A unica desvantagem de boas temporadas é que nós clientes/audiência ficamos exigentes e queremos sempre uma coisa ao nível do que foi, mas ate o que eu vi hoje la, não vão diminuir a qualidade! 


                   Matt Murdock, or Daredevil <3

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Porque é assim mundo?

Hoje ainda vou na academi.a JUntando forças pra esse tal feito. Ontem nem segunda fui, mas em compensação fui no treino de Handbol que não ia a anos. Como conseguir ficar de dieta quando o mundo é uma delicia. Ontem comi 4 pedaços de pizza eu acho, podem ter sido 3, não sei se estou mentindo pra mim ou nãao nessa contagem, eu sei que fiz tudo que não podia. Mas porque pizza não pode, é um sofrimento ao mundo. Você sai a noite com todas as possibilidades a sua mão e você toma suco verde ou maçã, da vontade de morrer, de se jogar no mundo e foda se. Mas eu vou continuar, do zero agora ja que vivi a vida lok@.
bjs

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Padrão Ouro para leigos

    Hoje vou explicar de forma, que eu conseguir encontrar, o mais simplificadamente o padrão ouro.
   Quando pensamos em alguma coisa de valor, um tesouro, pensamos logo em ouro. Por que o ouro vale tanto?
   O ouro tem algumas características especiais.
   Quando você quer trocar uma coisa por outra com alguém(João por exemplo), você tem que querer mais a coisa do João do que a sua coisa, e o João tem que querer mais sua coisa. Só que as vezes, você sabe que a coisa do João vale muito mais que a sua, e você precisaria dar muitas coisas que você tem, para o João te dar uma só coisa dele. O joão tem um carro, e você planta batatas por exemplo. O unico problema é que o João não quer mais de 100 batatas. E ele acha que o carro dele valeria até 1000 batatas.
   O ouro entra nessa historia,por que todo mundo acha que o ouro vale. Além disso,  batatas estragam, por isso o João não quer mais de 100. Ouro o João pode guardar, então ele aceitaria tranquilamente 100 ouros.
   Essa ideia de aceitarem com facilidade algo, chama-se liquidez. O ouro tem alta liquides. Uma outra característica importante do ouro, é que ele é divisível em unidades. Você pode assim falar que algo vale X gramas de ouro.
   O único problema do ouro, é que é difícil de carregar se você for rico e tiver muito. Por isso os bancos criaram o dinheiro. O dinheiro nada mais era do que um certificado de ouro.

    Teve uns banqueiros que eram também governantes. Eles cunhavam o ouro e usavam como moeda. Eles tinham o monopólio da cunhagem, ou seja, só eles podiam falar quantas gramas de ouro podiam ter em cada moeda. Eles faziam isso, porque as pessoas produziam muitas coisas, e tinha pouco ouro para trocar tanta coisa. Eles então dividiam o ouro em menores porções. para facilitar as trocas. A quantidade de ouro era a mesma, mas com menos gramas se comprava mais.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Hoje usamos a moeda fiduciária...
    O que é isso?
   Simples. A moeda fiduciária é um pedaço de papel. Se fosse no padrão ouro, haveria um certificado, que seria chamado de moeda, mas a fiduciária não certifica nada. Se usa esse pedaço de papel, porque o governo fala pra você desde que você nasceu que ela vale alguma coisa. Para ajudar, esse pedaço de papel tenta trazer figurinhas que sejam confiáveis, como a foto da justiça e os dizeres, "deus seja louvado".
   Então resumindo: o ouro vale muito porque, é raro, da pra trocar fácil, da pra dividir em unidades e podemos usar o ouro para falar o quanto vale as coisas. A moeda fiduciária vale porque te falaram que ela vale.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

   Vamos agora aos problemas da moeda fiduciária.
   Como eu suponho que todo mundo um dia já foi criança, vou fazer uma metáfora infantil: Você e seus amiguinhos do colégio colecionam figurinhas do álbum do campeonato de futebol ou figurinhas do álbum da Barbie, o que você preferir.
   Você foi na  banca de jornal, e tirou uma figurinha super rara. Só você tem essa figurinha na escola. Imagina só que legal, você vai poder tirar a maior onda com seus amiguinhos.
   Um dia, seu coleguinha, aquele que você odeia, porque ele é metido,tem a sorte de também tirar uma figurinha igual a sua.
   Você não acha que sua figurinha rara perdeu um baita valor?
 
   Amoeda fiduciária apresenta o mesmo problema. O banco central que decide quanto dinheiro haverá no mercado. Se hoje temos 100 moeda, e amanha houver 200, então seus míseros 2 tostões de hoje, valerão 1 amanha. O seu coleguinha metido agora ganhou umas moedas do governo.
   Esse fenômeno de o dinheiro perder valor se chama inflação.

   O ouro tem inflação na medida que acham jazidas de  ouro, enquanto a moeda fiduciária tem inflação na medida que o governante quiser. 


   No brasil, o Banco Central diz que ele vai imprimir dinheiro o suficiente para no máximo, seu dinheiro perder 4,5%do valor todo ano, a já uns bons anos.
   Ele faz isso porque, se o presidente contratar uma galera para cargos públicos, essa galera vai votar nele nas próximas eleições. Como o governo  não recolhe impostos o suficiente para contratar gente o suficiente para se reeleger, ele vai la e imprime mais dinheiro.
   É o que alguns economistas chamam de politica de pleno emprego.
   O que acontece é que quando as pessoas percebem que tem um monte de dinheiro a mais no mercado, TUDO fica mais caro. Se da bem quem usa o dinheiro assim que ele sai da impressora.

   No padrão ouro, se o banco certificar mais do que o ouro que tem no banco, a galera vai ficar revoltada na hora que eles forem sacar o ouro, pelo simples fato de que vão se sentir roubados.

  Por isso que o Sílvio Santos falava "essas são barras de ouro, que valem mais que dinheiro". Ele dizia isso porque como bom judeu (brincadeira gente) ele sabe que quando ele acabar de proferir essas palavras, o ouro não perdeu valor, enquanto o dinheiro sim.


Em 1913, 1 Dólar valia 1g de ouro. Hoje o ouro vale 35 dólares.

sábado, 19 de setembro de 2015

Democracia

   Hoje vou fazer o seguinte questionamento:
A Democracia realmente existe?

   Eu não vou afirmar se existe ou não, mas vou lhes mostrar alguns pontos importantes.
   Josef Stalin proferiu a seguinte frase: É suficiente para o povo saber que houve uma eleição. As pessoas que votaram não decidem nada. As pessoas que contam os votos decidem tudo. 
   Será mesmo que as eleições são realmente verificadas com honestidade? 
   Em tese, deve sempre existir partidos que se opões. Assim um partido verifica a contagem dos para que outros partidos não roubem as eleições. 
   A questão é se há de fato uma oposição e se ela não é corrompível. 
   O governo tem na maioria dos países o poder do que eu vou chamar aqui de suborno infinito. Existe uma coisa chamada impressora que torna para quem a controla o ato de subornar muito fácil. Monopólio da moeda[1].   
"Impressão é a arma mais afiada e forte de nosso partido."
   Outra perola de Joseph Stalin

   Se o partido de oposição não aceita quantias de dinheiro grotescas, tem outra forma. 
   O governo tem o poder que eu vou chamar de coerção do não coercivo. O governo desarma a população, ou no mínimo tem muito mais armas que qualquer individuo. Se você não aceita que eu ganhei essas eleições, eu te mato. Se você chamar a imprensa, eu mato a imprensa,ou a suborno. Monopólio da força[2]
                         "O único poder real sai de um fuzil."
    Novamente o grande ditado: Joseph Stalin

   No Brasil vai além disso. Com o monopólio da força o governo restringe a contagem de votos a um órgão do próprio governo, o TSE. Pare e leia novamente a primeira frase do Stalin. 

   Outra coisa que pode acontecer, e no Brasil é absolutamente visível  para aqueles com entendimento. Quando dizem que a oposição está contando os votos, essa oposição pode não ser oposição. A verdade é que se você falar muito que seu amigo é seu inimigo, podem acabar acreditando nisso. Principalmente se as pessoas não entendem os motivos da amizade ou inimizade de vocês. 
   Assim, se o seu amigo conta os votos, eles vão simplismente revesar quem ganha as eleições. 
   O PT e PSDB por exemplo. Ambos são partidos de esquerda, mas como eles controlaram a educação por muito tempo através do MEC, as pessoas foram educadas a achar que eles são oposição. Uma oposição real seria se o PSDB fosse de direita.Monopólio da verdade[3]

  "Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, e                          eventualmente todos acreditarão nela"
   Essa é do titio Hitler.  

   Só para fechar... Saibam amigos, nossa estimadas urnas eletrônicas são produzidas na Venezuela... Um dos membros do tal do Foro de São Paulo.

 

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Equilibrio Geral da Micro

   Esse post vai tratar sobre o capitulo 16 do livro do Pindyck de forma bem humorada e absolutamente informal, com tlvez algumas complementação do livro do Varian.

   O Equilíbrio Geral 

   Esse equilíbrio, é chamado de geral, e não parcial, porque ele reconhece que os mercados se relacionam. Assim pode se dar a determinação de preço e quantidade em todos os mercados.
   O pessoal chama esse influencia de um mercado no outro de efeito feedback. É o preço e quantidade mudando porque os mesmos de outro mercado mudaram.
   Por exemplo. Se o preço de margarina aumenta, a manteiga tem um feedback positivo nas vendas.

   Eficiência nas trocas

   A economia existe por que não tem bens o suficiente para todos. Assim dependendo da quantidade de um bem ele fica mais caro ou mais barato. Não é só a oferta do bem que da o preço dele. A preferenciadas pessoas também, a demanda. Tem pessoas que demandam mais de um bem que outras, e outras de outro bem que essas.
   A eficiência de Pareto trata dessa questão, dizendo que quando a demanda chega na oferta, uma pessoa não pode ganhar sem a outra perder, ou seja, se eu comprar mais, você fica sem.
   Quando as trocas são mutuamente benéficas, temos o Pareto Eficiente. (particularmente considero todas as trocas voluntarias benéficas, uma vez que através das trocas se cria valor na economia).

   Caixa de Edgeworth

   A caixa de Edgeworth são dois planos cartesianos, sendo que um está de cabeça para baixo, que ajuda a relacionar a taxa de transferência entre bens de dois consumidores.



 

   Como vocês está no gráfico, quando saímos do ponto A para o B, temos uma troca de 1 para 1 dos bens entre os dois indivíduos.


   Nesse gráfico temos  as curvas de indiferença 1,2 e 3 de A e B. Onde está escurecido  é melhor do que o ponto A. Quando as curvas se tangenciam, como em C, as Taxas marginas de substituição (TMS) são iguais. O ponto D então também é eficiente, já que nele, igual a C, as TMS são iguais. Tem vários pontos assim, de forma que podemos desenhar outro gráfico mostrando a curva que esses pontos formam. Esse é a curva de contrato:


    Quando o mercado é competitivo, o equilíbrio na alocação de recursos é economicamente eficiente.
   Assim, a TMS das pessoas em mercado competitivo é igual a razão dos preços dos produtos... TMSa=TMSb=Pa/Pb

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

   Notas de aula.

   Passo a Passo para calculo do equilíbrio entre funções de utilidade. 

   1- Reconhecer a função de utilidade como uma função Função de Cobb-Douglas. O exercício te da a função normalmente.
                                      
                                            f(K,L) = A(K^a)(L^b)
                             


   2- Encontrar as demandas. Para isto usa-se a formula:

                                 Xa,Xb ou Ya,Yb = (a/a+b).(R/px) ou
(b/a+b).(R/py)
                 
   3- Encontra a renda(R). Para isto, basta pegar os valores de Wa e Wb, que são as dotações iniciais e colocar eles na frente do Px e Py... Assim:

                                             Ra = (Wxa)Px + (Wya)Py
                                             Rb = (Wxb)Px + (Wyb)py

No exercício vai falar assim: dados as notações inicias A: x=tanto y=tanto; e B: x=tanto y=tanto.
   Esse x e y são os Wxa, Wya para A: e Wxb, Wyb para B:.

   4- Substitui R em Xa, Xb, Ya e Yb. Onde tem o R no passo 2, vocês trocam o Ra ou o Rb.

   5- Achar o preço relativo. Para isso usa-se:

                       Xa+Xb=Wxa+Wxb  ou Ya+Yb=Wya+Wyb 

   Quando você igualar uma dessas equações você vai achar o Px/Py ou o Py/Px. Isso significa o quanto o preço de um é em relação ao outro.

   6- Troca o Valor dos preços na equação e, de demanda.