segunda-feira, 29 de junho de 2015

Divagações sobre a Passividade

   Uma coisa que venho percebendo é que cada vez mais as pessoas estão 'ficando' absolutamente passivas ao conhecimento.
  O cidadão vai na aula, 'assiste' toda a aula, 'entende' o que o professor falou, por que os professores brasileiros são ótimos no discurso, e os alunos os 'escutam' desde sempre. O que os professores falam.
   É então que o rapaz se forma na faculdade e tem uma opinião 'formada' sobre tudo. Sai emitindo por ai.
   As opiniões chegam as pessoas sabe?! As pessoas não formam suas opiniões!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   Perceba que eu coloque entre ' as palavras que denotam passividade e coloquei em itálico o que denota atividade(ação).
   Basicamente o que o aluno faz é: fica, assiste, entende, ai se forma e emite.
   O professor no entanto fala(no sentido de explicar)
   O que aconteceu aqui, foi que o professor falou com as paredes e os alunos entenderam como ouvir o próprio eco nas parede do fundo da sala.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vejam esse video do prof. Clóvis, prof de filosofia da USP:

   O prof., com um ímpeto bem humorado e provocante falou para o aluno: Faça!
   Quando ele diz "Se o cara escreveu, velho, você só vai ter de entender o que ele escreveu" ele mostra que um gênio faz. A ação está no ato de escrever.
   "Sentar a bunda na cadeira" melhora o raciocínio... Isso porque a pessoa age. 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Se você entrar em questões polêmicas... E se nota que são sempre as mesmas: aborto, sexualidade, direito a defesa, maioridade penal, preconceito etc.Você percebe que você não pensou em nada disso, mas tem uma opinião formada sobre tudo isso ai.
   Casamento civil homoafetivo, uma coisa que está em voga. Você pensa, os gays tem direito de se casar, devemos acabar como preconceito... blablabla...
  Vamos desconstruir(e esse verbo é ativo): primeira coisa, pensa o que diabos é um gay e o que é esse tal de casamento... E essa desgraça de civil ai no meio?
Por acaso vocês sabem de onde veio o casamento? O Casamento civil? Já pararam pra pensar porque os gays sofrem preconceito?  E o que é preconceito?
Quando você pensa num primeiro momento vem o senso comum na nossa cabeça...
Joga o senso comum no lixo que essa merda é construida pelo que o professor vem te falando já faz 20 anos.
Pensa
   Depois que você pensar o que são essas coisas, por todas as perspectivas possíveis, a etimológica, a lógica axiomática, a razão pura, a partir de anti axiomas e também pelas visões teológicas, filosóficas, normativas, antropológicas, sociológicas, econômicas e todas as 'icas' que você encontrar, ai então você pode pensar sem razão que você tem uma opinião, por que dentro de cada uma dessas prismas existem divergências a se considerar.
    Nesse momento que defendo a liberdade de pensar, defendo o autodidatismo( porque não há como ser passivo) e que defendo que eu sou ignorante o suficiente para suspeitar que se eu encontrar alguém que fez esses exercício mais que eu, eu posso vir a mudar.
   E é inacreditavelmente difícil aceitar que você está errado, porque você esta a 20 anos na merda da escola entendendo de tudo e acha que isso é um exercício de inteligência.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Assistam a palestra do prof. Pierluigi e se espantem com a realidade. Isso é invariável no Brasil desde sempre.


"A coisa mais perigosa que pode acontecer, ainda mais no Brasil é um idiota no meio de um monte de idiotas achar que ser idiota é normal"



http://a69.g.akamai.net/n/69/10688/v1/img5.allocine.fr/acmedia/medias/nmedia/18/97/40/93/20527469.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário