sexta-feira, 11 de março de 2016

Julgamento sem julgar.

   Existe uma coisa chamada subsidio. É quando o governo, para proteger seu mercado, da dinheiro a um produtor. Assim o produtor consegue vender seu produto em preço competitivo no mercado internacional.
   Abaixo há um gráfico feito pela microeconomia que justifica o subsidio:
http://images.slideplayer.com.br/10/2894969/slides/slide_68.jpg
   Esse gráfico diz que,da A para D, houve um efeito de substituição da preferência do consumidor dentro do que é possível ele gastar.  E de D para B, houve um aumento na renda em detrimento da substituição do produto, já que com tal mudança de comportamento do consumidor ele aumento as vendas do produto que substituiu.
  No caso, o governo pode dar dinheiro a uma empresa para que ela reduza o preço de seu  produto e venda mais, causando assim o efeito substituição que vai causar o efeito renda.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   Por que eu expliquei isso?
   Quando o aluno médio aprende isso ele não julga o que está aprendendo... Ele entende que isso é correto, porque realmente é lógico, porque o professor, que é PhD, e porque ele está em uma instituição renomada aprendendo isso. Existem questões simples que desbancam todo esse gráfico e esse argumento para se dar subsídios, e questões de cunho moral que  inibem a existência dessa pratica, mas como o professor acha q isso é certo ele se limita a falar o texto acima e os alunos medíocres não buscam além, mas eles defenderão isso no futuro e se os questionarem, eles defenderão tal argumento sem pestanejar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   Só pra constar. O subsidio é ruim porque ele tira a necessidade da empresa que não é competitiva de ser. Se o governo não ajudar essa empresa, ela, para sobreviver no mercado, terá de inovar, ou otimizar seus lucros, ou seja lá o que for, mas o que acontece é que geralmente há efeitos positivos nisso. Se o governo ajudar, ele vai dar dinheiro para uma empresa ineficiente continuar sendo ineficiente com mais vigor. É como dar maconha para uma pessoa com câncer, porque ela vai ficar sem dor e com apetite. Isso não vai curar o câncer e nem tratar, mas apenas alivia os sintomas. Se o paciente resolver virar um maconheiro porque ele tem câncer, ele morre. O correto é ele fazer as quimioterapias ou radioterapias que tratam a causa do câncer. Assim funciona com o mercado. Dar subsidio não elimina a ineficiência e se o governo não parar de dar subsidio, ele está perpetuando a empresa que gere mal as custas dos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário