quarta-feira, 30 de março de 2016

Pitaco - The Economist - 30/03/2016

The world’s most violent cities

 

   Hoje a the Economist fez uma analise desse gráfico ai em cima.  Falou que a violência ta destruindo a América Latina. Eu digo uma coisa. A culpa dessa violência toda é do foro de São Paulo, aquele bando de comunista que adora gerar pobreza e autoritarismo. Isso ai acontece quando você transforma o empresario em vilão e o pobre em herói. Isso acontece quando em uma tentativa de dominação, um governo autoritário desarma sua população. Isso acontece quando esquecemos o direito de propriedade. Quando esquecemos as leis e passamos a legislar levianamente. 
  E só para constar, prefeito de New Orleans é democrata, o de Detroit é democrata, o de Baltimore é democrata e adivinha, o de St Louis é democrata também.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Pitaco - The Economist - 26/04/2016


Tough choices

   Essa matéria do The economist esta falando algo preocupante ao meu ver. Os EUA é um dependente químico. A droga é o governo. A reportagem da números dos gastos com seguridade social e os números são alarmantes. Dessa forma os EUA vai acabar igual o Brasil onde as pessoas acham que o estado deve provir tudo, porque ele é um deus kkkkk.
   Lá o governo tenta passar a bola pro setor privado, mas suas tentativas vem sendo fracassadas. Evidente, já que as taxas que o governo oferece são surreais, quando não são coercitivas.
   A solução obviamente é simples. Diminuir o estado. Acabar com o FED, assim como manda a constituição americana para que os políticos comunas parem de ter financiamento free em projetos estúpidos.

sábado, 26 de março de 2016

Torta Paulistinha

   Essa receita é de uma massa de torta. Da pra colocar qualquer recheio(salgado) nessa torta.
   Para fazer essa massa, bata no liquidificador:
- 3 ovos
- 1/2 xícara de óleo
- 3/4 xícara de leite
- 1 lata de creme de leite c/ soro
   Mistura com essa batida 3 colheres de queijo parmesão, 13 colheres de farinha não muito cheias e uma colher de fermento cheia.

   Passe manteiga e farinha na assadeira para não grudar, e jogue metade dessa massa. Coloca o  recheio que você quiser fazer e depois joga a outra metade da massa por cima e põe no forno uns 40min ou até ficar morena.

http://www.receitasdecomida.com.br/_images/receitas/0aea409e98caee965323312d43b54dcb.jpg

sexta-feira, 25 de março de 2016

25

   Estou escutando pela terceira vez o cd da Adele, 25. E venho aqui falar sobre ele, porque merece. Claro que sou suspeita pra falar sobre isso, acho ela diva always and forever. Mas vamos falar do cd, acho que primeiramente podemos falar de "Hello", primeiro single e um sucesso absoluto batendo recordes, e bom no dia do lançamento, levantei-me e fui ouvir e a música e minha primeira reação foi "Mas mulher, você disse a dois dias que esse ia ser um cd feliz, e essa musica não é feliz!", bom eu não espero muitas musicas felizes dela, porque né, referencias passadas. Depois de escutar Hello por 382648736 vezes e consegui voltar a minha vida, me vem o segundo single "When We Were Young" que foi um tiro no meu coração! E assistindo o video eu só conseguia pensar novamente "Mas musicas felizes...", e admito ela estava feliz cantando, mas ainda sim, convenhamos "You're like a dream come true/But if by chance you're here alone/Can I have a moment/Before I go?" não me parece expressão de felicidade, mas ainda sim, musica linda, com a Adele arrebentando sempre, como ela faz. Fiquei chocada, porque uma das coisas que eu como fã tenho medo é a mudança do artista, (eu como pessoa não gosto de mudanças, imagina de pessoas como essas que inspiram minha vida.), e o anuncio de cd feliz ainda estava na minha mente. Dia 20 de Novembro esse cd é lançado e bom, hoje cá estou eu entendendo o tal "cd feliz", e ouvindo pela terceira vez no dia. 
  Não vou falar de todas as musicas, mas vou falar das que me chamaram atenção (pior que poderiam ser todas). Mas vou falar de três em especial: "I Miss You", "Water Under The Bridge" e "Sweetest Devotion". Não que não tenha gostado das outras e "Send My Love (To Your New Lover)" tenha me surpreendido bastante por ser uma musica onde ela se solta do amor dela e deixa ele ir, mas ainda sim...
    I Miss You - FOI UMA SURPRESA PRA MIM, não estava preparada emocionalmente pra essa música, e na minha ignorância quando esse som bateu em meus ouvidos minha cabeça automaticamente falou Sex Song, e meu Deus, ja virou a minha. Mas bom ainda sim, é uma música boa e que também pode ter amor numa relação sexual, ela nos conta uma experiencia totalmente intima e incrível que ela passou, e bom eu fiquei chocada com ela. 
   Sweetest Devotion - Quem não ama uma música de amor incondicional? Ja ouvi falar que é uma musica escrita para o filho dela, que nasceu no meio tempo que ela ficou parada. Bom é uma musica tão linda, ficou tão fluída quando escuta. Acho mega melodiosa e fofa e meu deus, fofa demais com amor. Ta vendo, mais uma prova de que é um CD feliz!
   Water Under the Bridge - Particularmente acho uma expressão forte, mas também que demorei mto tempo pra entender, então na tradução literal seu cerebro buga bastante. Mas bom falando da musica... Hoje estava lendo umas coisas sobre Inuyasha e quando ele fala da Kagome no final ele fala "A Kagome nasceu pra me encontrar". É o que eu sinto sobre essa musica, ela escreveu pra alguem que ela ama no presente, e essa pessoa nasceu pra encontrar ela e ser dela, e mudar ela e todas as coisas que o amor faz. 
  Claro que tudo isso é minha opinião e ela pode nao ter pensado porra nenhuma que eu falei, mas isso é o que eu absorvi e como eu vejo a arte, e como ela significa e impacta na minha vida.

sábado, 12 de março de 2016

Bolinho de chuva


Ingrediente

3 xícaras de farinha
2 ovos
1 xícara de leite
1 xícara de açúcar
Uma pitadinha de sal
3 colheres (chá) de fermento em pó
óleo para fritar
1 xícara de açúcar e canela

Modo de fazer

Misture tudo, menos o açúcar com canela.
Faça gotinhas e coloque para fritar no óleo quente.
Deixe descansar em um prato com papel toalha em baixo.
Polvilhe no açúcar e canela em um preto separado.

http://www.lamiadolcevita.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/08/Receita-Bolinho-de-chuva-light.jpg

Palito Francês


Ingredientes 

4 ovos batidos como pão de ló
1/2 xícara de leite
2 colheres(sopa) de manteiga
1colher(sopa) de amoníaco
um pouco de baunilha
1,5 xícara (não muito cheia) de açúcar

Modo de preparo

Misture tudo, e coloque farinha que dê para amassar
Abrir a massa e passar sobre ela gema de ovo misturada com um pouco de água cristal.
Cortar em tiras e colocar em uma assadeira untada com manteiga. 


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdWZcay3ezTs3qx1yksXWRyAxj-WujRMrZhMgFGnBAebbevkphz2A-PXAluH3S4b8KJh9lf7N_m23Z6lfiRVovr4KCNaLlunKzM0ZnM6BkWs5ZDbSqqPVhdyuCiLMjwx0Naz7a7mpP7nU/s320/frances0.JPG

sexta-feira, 11 de março de 2016

Julgamento sem julgar.

   Existe uma coisa chamada subsidio. É quando o governo, para proteger seu mercado, da dinheiro a um produtor. Assim o produtor consegue vender seu produto em preço competitivo no mercado internacional.
   Abaixo há um gráfico feito pela microeconomia que justifica o subsidio:
http://images.slideplayer.com.br/10/2894969/slides/slide_68.jpg
   Esse gráfico diz que,da A para D, houve um efeito de substituição da preferência do consumidor dentro do que é possível ele gastar.  E de D para B, houve um aumento na renda em detrimento da substituição do produto, já que com tal mudança de comportamento do consumidor ele aumento as vendas do produto que substituiu.
  No caso, o governo pode dar dinheiro a uma empresa para que ela reduza o preço de seu  produto e venda mais, causando assim o efeito substituição que vai causar o efeito renda.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   Por que eu expliquei isso?
   Quando o aluno médio aprende isso ele não julga o que está aprendendo... Ele entende que isso é correto, porque realmente é lógico, porque o professor, que é PhD, e porque ele está em uma instituição renomada aprendendo isso. Existem questões simples que desbancam todo esse gráfico e esse argumento para se dar subsídios, e questões de cunho moral que  inibem a existência dessa pratica, mas como o professor acha q isso é certo ele se limita a falar o texto acima e os alunos medíocres não buscam além, mas eles defenderão isso no futuro e se os questionarem, eles defenderão tal argumento sem pestanejar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   Só pra constar. O subsidio é ruim porque ele tira a necessidade da empresa que não é competitiva de ser. Se o governo não ajudar essa empresa, ela, para sobreviver no mercado, terá de inovar, ou otimizar seus lucros, ou seja lá o que for, mas o que acontece é que geralmente há efeitos positivos nisso. Se o governo ajudar, ele vai dar dinheiro para uma empresa ineficiente continuar sendo ineficiente com mais vigor. É como dar maconha para uma pessoa com câncer, porque ela vai ficar sem dor e com apetite. Isso não vai curar o câncer e nem tratar, mas apenas alivia os sintomas. Se o paciente resolver virar um maconheiro porque ele tem câncer, ele morre. O correto é ele fazer as quimioterapias ou radioterapias que tratam a causa do câncer. Assim funciona com o mercado. Dar subsidio não elimina a ineficiência e se o governo não parar de dar subsidio, ele está perpetuando a empresa que gere mal as custas dos outros.


quarta-feira, 2 de março de 2016

Honestidade no mercado e falhas no estatismo.

   Imagina que amanha a empresa de energia que fornece luz pra você resolve desligar todas as maquinas e parar de funcionar alegando que ela não tem dinheiro para pagar tanta regulamentação ao governo. A empresa desligou porque ela pensou que com menos oferta de energia o preço aumentaria, e assim ela lucraria mais.
   Isso aconteceu nos EUA com uma empresa chamada Enron, mas ninguém questiona um simples fato. Quando há monopólio, sempre existira essa possibilidade. Se houver 5 empresas de energia concorrendo, e uma parar, ela vai ter prejudico e só.
   Tem um documentário explicando o caso da Enron: https://www.youtube.com/watch?v=5jORoEE-CEk
   É desonesto a empresa fazer isso com a energia, mas mais desonesto que isso é o governo regulamentar uma empresa que estase aproveitando de um problema que  o próprio governo criou. É como se eu deixasse meu  cachorro pegar uma bolinha e achasse ruim que a bolinha ficasse com marcas de mordida e babada, ai eu vou lá e jogo uma pedra para o cachorro pegar porque ai n fica com marcas. Acontece que o cachorro não vai querer essa pedra, e se bobear ele ainda me morde.