Assistam esse vídeo, pois eu comento a respeito.
Esse vídeo em certo momento diz que "de repente,dar educação e perceptiva de vida para quem ainda não cometeu um crime, poderia dar os motivos para que eles nunca cometam, e a mentalidade para reconhecer o valor disso".O vídeo está todo correto. No Brasil porem há um empecilho gravíssimo nessa afirmação
Ela desconsidera a pedagogia freiriana aplicada no país, e o conceito de "concepção bancaria da educação". Esse conceito diz que as escolas tem conteúdos reprodutivistas. Isto é, se aprende na escola o que as "elites" querem. O problema é que a solução genial do Paulo Freire é fazer com que o professor leve ao aluno o que ele chama de "consciência critica". Consciência critica é "se educar mediatizado pelo mundo". Basicamente ele diz que as pessoas se educam pelo meio e pela troca de informações sobre o meio.
Bom, então vamos imaginar uma situação onde a pedagogia freiriana e o vídeo de maioridade penal se encontram. Temos um professor que estudou na USP, no curso de história, que é tão marxista que as pessoas brincam que professor de história é tudo de esquerda. Está no senso comum hoje em dia. Esse professor da aula para o ensino básico e fundamental para o estado em uma escola no pé da favela. Vejam a perspectiva de ambos. Um aluno que está vendo que ser traficante é rentável. O professor diz que a sociedade é injusta e você deve aprender com o meio, e não com os livros tradicionais( a educação de concepção bancaria da educação).
Basicamente o que eu estou dizendo é que dar mais educação no Brasil é condenar mais o aluno a uma vida no máximo medíocre. A educação como está não da perspectiva de futuro.
Se liberdade é marxismo cultural, então sim, eu tenho muito medo da liberdade. |
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