segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Intervencionismo doentio

   A um tempo atrás fiquei sabendo de um pessoal que queria mudar geneticamente os mosquitos transmissores da dengue, para que eles não podassem mais carregar o vírus. Quando desenvolvessem tal, soltariam varias fêmeas modificadas dessa forma e mais atraentes aos machos para reproduzir e extinguir o mosquito portador do vírus.
   Para quem está vendo de fora da pesquisa, que não tem informação, isso aparenta ser um ato assassino, que vai disseminar mais a dengue. "Olha, um cara jogando um monte de mosquito da dengue nessa favela, ele quer matar os moradores."

   Pensando isso, percebi que essa é uma analogia perfeita parra o mercado.
   A solução comum é a do intervencionismo, que cura somente sintomas de uma economia ruim e somente no curto prazo. Você imprimir mais moeda por exemplo faz parecer que as pessoas estão mais ricas, mas elas na verdade estão mais pobres. Isso é a mesma coisa que tentar fazer uma vacina para a dengue, que vai se transmutando para ficar forte contra a vacina e vai agravando a dengue até a hemorrágica.
   A verdadeira solução é dar liberdade econômica. Mesmo que muitos digam que essa liberdade é o mosquito da dengue. Essa liberdade, claro, tem que ser geneticamente modificada, ela deve se basear na common law, e não nesse legislatismo portador do vírus da pobreza.
   Assim se disseminarmos as ideias da liberdade carregadas de justiça comum a todos, podemos acabar com essa pobreza que nos assola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário