segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Recessão Inflacionaria

   Esse é só uma pequena ideia que me surgiu e que eu não tenho certeza se o Hayek descreve isso na sua obra.
   Vou repetir a tríade básica da escola austríaca. Ação, tempo e conhecimento. O tempo na escola austríaca é subjetivo, isso quer dizer que o tempo passa conforme as pessoas agem, e o que faz com que mude todo o conhecimento( conhecimento do que está acontecendo, a percepção). Com uma percepção, um novo conhecimento, temos ações baseadas nessa mudança, e o movimento das ações e do conhecimento é o próprio tempo.
   A moeda se for estável, ou seja, se ela continuar comprando a mesma quantidade de coisas durante o tempo, essa sequencia de ação, tempo e conhecimento seguem livres, e algumas pessoas vão acertar seus investimentos e outra irão errar como é normal de acontecer. Se o governo controla a moeda,  ele vai imprimir dinheiro e com essa maior quantidade de moeda, ela irá valer menos, assim que perceberem. Se quem ia acertar seus investimentos não percebe o governo inflacionando a moeda, elas então erram. Se elas errarem continuamente porque a inflação é despercebida, elas ficaram acuadas e não irão querer fazer novos investimentos, já que há um grande risco de errar o investimento envolvido. Até aqui é apenas o conceito de mau investimento do Hayek.
   Minha ideia é tentar explicar porque a economia fica estagnada.
   Vejam, há milhões de pessoas na economia(1). A maioria agiria se não houvesse o mal investimento, de forma a empreender. Porem o governo intervém e tira a confiança das pessoas em investir. As pessoas então tem incentivos para buscar estabilidade financeira, e aparentemente, pelo menos no Brasil, se tem isso em cargos de concurso publico. Quando as pessoas vão para o setor publico, elas deixam de agir com seus próprios planejamentos e percepção e se submetem ao planejamento central do governo. O governo tem uns milhares de cargos públicos(2), porem apenas umas centenas que são responsáveis por planejar(3).
    Percebam pela numeração. 1 são milhões de pessoas agindo. 2 são milhares. 3 são apenas centenas.
   Como se não bastasse essa redução maciça, quando você não conhece o que milhões conhecem, a tendência é o erro, e quando o governo erra, ele perde confiança da população o que o impede de agir.
   As ações do governo se tornam escassas e praticamente só o governo age por todos.
   Se o tempo nas ciências sociais e na economia é subjetivo, e só se move com ações, essa cadeia de fatos que reduz o numero de ações de milhões para quase nenhuma praticamente para o tempo. A economia não gira, então temos a impressão de estagnação.
Slow Motion
  

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Maioridade penal

  Assistam esse vídeo, pois eu comento a respeito.
    Esse vídeo em certo momento diz que "de repente,dar educação e perceptiva de vida para quem ainda não cometeu um crime, poderia dar os motivos para que eles nunca cometam, e a mentalidade para reconhecer o valor disso".
   O vídeo está todo correto. No Brasil porem há um empecilho gravíssimo nessa afirmação
   Ela desconsidera a pedagogia freiriana aplicada no país, e o conceito de "concepção bancaria da educação". Esse conceito diz que as escolas tem conteúdos reprodutivistas. Isto é, se aprende na escola o que as "elites" querem. O problema é que a solução genial do Paulo Freire é fazer com que o professor leve ao aluno o que ele chama de "consciência critica". Consciência critica é "se educar mediatizado pelo mundo". Basicamente ele diz que as pessoas se educam pelo meio e pela troca de informações sobre o meio.
   Bom, então vamos imaginar uma situação onde a pedagogia freiriana e o vídeo de maioridade penal se encontram. Temos um professor que estudou na USP, no curso de história, que é tão marxista que as pessoas brincam que professor de história é tudo de esquerda. Está no senso comum hoje em dia. Esse professor da aula para o ensino básico e fundamental para o estado em uma escola no pé da favela. Vejam a perspectiva de ambos. Um aluno que está vendo que ser traficante é rentável. O professor diz que a sociedade é injusta e você deve aprender com o meio, e não com os livros tradicionais( a educação de concepção bancaria da educação).
   Basicamente o que eu estou dizendo é que dar mais educação no Brasil é condenar mais o aluno a uma vida no máximo medíocre. A educação como está não da perspectiva de futuro.

https://minhasnoitesdemirtillo.files.wordpress.com/2013/12/frases-paulo-freire-03.jpg
Se liberdade é marxismo cultural, então sim, eu tenho muito medo da liberdade.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Intervencionismo doentio

   A um tempo atrás fiquei sabendo de um pessoal que queria mudar geneticamente os mosquitos transmissores da dengue, para que eles não podassem mais carregar o vírus. Quando desenvolvessem tal, soltariam varias fêmeas modificadas dessa forma e mais atraentes aos machos para reproduzir e extinguir o mosquito portador do vírus.
   Para quem está vendo de fora da pesquisa, que não tem informação, isso aparenta ser um ato assassino, que vai disseminar mais a dengue. "Olha, um cara jogando um monte de mosquito da dengue nessa favela, ele quer matar os moradores."

   Pensando isso, percebi que essa é uma analogia perfeita parra o mercado.
   A solução comum é a do intervencionismo, que cura somente sintomas de uma economia ruim e somente no curto prazo. Você imprimir mais moeda por exemplo faz parecer que as pessoas estão mais ricas, mas elas na verdade estão mais pobres. Isso é a mesma coisa que tentar fazer uma vacina para a dengue, que vai se transmutando para ficar forte contra a vacina e vai agravando a dengue até a hemorrágica.
   A verdadeira solução é dar liberdade econômica. Mesmo que muitos digam que essa liberdade é o mosquito da dengue. Essa liberdade, claro, tem que ser geneticamente modificada, ela deve se basear na common law, e não nesse legislatismo portador do vírus da pobreza.
   Assim se disseminarmos as ideias da liberdade carregadas de justiça comum a todos, podemos acabar com essa pobreza que nos assola.


domingo, 2 de agosto de 2015

NonSense no Facebook

   Pessoal, esse post é pra comunicar que o blog do NonSense esta agora no Facebook com uma página oficial.
https://www.facebook.com/noonseense Na nossa página do Facebook teremos post menores e principalmente compartilhamentos de correntes coisas de política, de engenharia etc

A gente resolveu fazer isso, porque é mais fácil de manejar as postagens por uma página do nonsense em vez do blog. Isso porque basta mudar o perfil do meu próprio Face para o do blog.

Estamos fazendo isso também porque o Facebook é o maior site do mundo. 836,7 milhões de acesso. 

A historia da Dieta

 Então aquela historia foi pelos ares agora nas ferias. Ou melhor virou historia.
 Tudo começa quando eu fui viajar, eu ja sabia que não poderia ter uma dieta e exercícios regulares na minha vida, sendo que não estava em casa com uma rotina, mas queria maneirar. E nem isso foi possível na minha vida, tinha tanta coisa disponivel e delicia pra mim, falando "oi Gabi, sou seu alimento de hoje, please me coma.". E outra, ate parece que eu ia sair pra correr no meio disso tudo! A pessoa mais preguiçosa do mundo, la em casa me chamam de planta pelo ato de ficar no quarto o dia todo, não me importava com isso, porque era e não era verdade. Eu praticava esportes na epoca. Mas voltando ao atual, não fiquei no quarto todos os dias. Na verdade viajei pra lugares legais e conheci pessoas legais. Sei que está fugindo um pouco do motivo original do post, mas é verdade, são lugares que eu parei pra pensar e falei "ei, eu moraria aqui.".
  Mas voltando, mesmo com isso tudo sai da dieta, fico triste por isso, mas acontece, o que eu posso fazer agora é voltar e perder tudo que eu ganhei, e o que eu tinha inicialmente. O que acontece é que eu não me pesei ainda, e não pesarei ate voltar pra academia. E me fiz um desafio, que talvez eu ja tenha comentado aqui, vou perder 10 kgs ate o fim do ano. Quero conseguir isso,
  Bom isso é tudo que eu tenho pra falar, só vou deixar o desafio aqui, e talvez consiga fazer vcs acompanharem.