sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Sr. D sobre Ceticismo

Ceticismo é quando você duvida das coisas. Você não crê, porque não tem como provar.
Ai eu vejo uns caras que duvidam das coisas, mas querem encontrar a resposta pra tudo, sem se dar conta que tem pergunta pra caralho pra responder, e ninguém da conta de responder tudo. Alias, pouca gente da conta de responder pequenas perguntas. É o que chamam de gênios.
Eu não sou nenhum gênio e não tenho pretensão de responder tudo, mesmo  porque já é difícil entender as respostas que já foram respondidas. Se eu talvez conseguir responder alguma coisa já fico muito feliz.

Tem uns ateus que querem responder tudo, porque se acham um poço de conhecimento. Olha, se você é ateu no sentido etimologismo da palavra, você tem sim a obrigação de provar que não existe deus, porque você afirma. Isso não é inverter o ônus da prova.

Só que, eu acho que é meio impossível provar isso, assim como provar o contrario, porque deus é uma composição muito grande de coisas inimagináveis, e eu diria, um tanto improváveis.

Ai tem uns ateus que desistem e aceitam deus,porque necessitam de respostas, mesmo que a resposta seja, talvez, ilusória. Uma resposta que não é provada, mas você se contenta com ela, porque pode ter uma lógica.

É interessante como eu vejo a conversão de ex-ateus ao catolicismo. A ideia de deus pode parecer muitas vezes só uma resposta necessidade, mas a igreja pensa muito sobre as coisas. Talvez, porque depois de o pessoal aceitar que foi deus, eles tentam entender a grandiosidade da ideia. E ai eles perguntam os como de deus.
Engraçado que foi o que a maioria dos grandes gênios fizeram, acreditando em deus ou não. Eles não tentaram entender o que é a realidade, mas sim como ela funciona. Inclusive, muitos gênios dentro da fé cristã.
Alguns ateus vão vendo essas lógicas, e gradativamente  vão aceitando a igreja, e por fim não são mais ateus.
Eu mesmo leio sempre coisas que a igreja diz, o que dá crédito ao cristianismo, só que tem coisas que eu simplesmente não sei a resposta, e eu não passo a acreditar em deus por não saber a resposta. A resposta é que eu não faço a menor ideia. Por isso continuo cético, e não cristão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário