domingo, 25 de dezembro de 2016

O pecado da igreja

   Natal é sinônimo de caridade presentes.
   Venho hoje esmiuçar essa questão. Por que as pessoas pensam primeiro no  papai Noel e em presentes, depois no nascimento de jesus e uns poucos pensam em caridade? Onde a igreja errou?
   Perceba que quando eu pergunto 'onde a igreja errou' já parto do pressuposto de que a igreja está errada.
   Outra questão: por que a igreja incita o estado a proibir o aborto, uma vez que a igreja se posiciona contra? Eu já coibi usa primeira resposta. Ela não é suficiente, dada a natureza do estado.
   Mais uma questão: Por que a esquerda está infiltrada até o talo na igreja através de teologia da libertação, mesmo essa pratica tendo consequenciais severas?

   Hoje estava pensando e cheguei ao argumento de que a resposta a essas 3 questões é a mesma!
A igreja parou de se preocupar com a evangelização e passou a querer impor o evangelho. Em outras palavras, a igreja parou de querer mostrar o caminho do bem e começou a fazer um muro para  outros caminhos. Eu ouvi um padre tecer um comentário sobre o aborto onde ele explica sobre como a lei canônica condena de forma mais severa uma mulher que abortou do que uma mulher que cometeu infanticídio. Isso porque de acordo com o padre, a lei dos homens já condena o infanticídio.

   Minha crítica é a seguinte: A igreja não deve ter o trabalho de punir, mas deve se esforçar mais em reafirmar constantemente seus valores mais puros. Isso porque assim, ela evita, em primeiro lugar, a coação e o fortalecimento do estado agressor. Segundo, a teologia da libertação e terceiro, o esquecimento ou a tibieza de seus valores. Esse argumento se reforça pelo sucesso da própria teologia da libertação, que não coage ninguém. Se reforça pelo sucesso que as ideias gramscianas e da escola de Frankfurt vem tendo sobre a direita. Isso se reforça pela propaganda natalina e seus resultados significativos nas vendas de Natal.

   O Natal é icônico no que desrespeito a isso, pois ele existe como o nascimento de Jesus nessa data, para aculturar a antiga festa libertina do solstício de inverno. E hoje em dia ninguém mais lembra daquela comemoração. Percebem o sucesso? O mesmo para o desenvencilhar da mesma data de jesus e a ligação aos presentes.

Resultado de imagem para natal marxResultado de imagem para natal cocacola

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Sobre Inteligencia

Bom estava discutindo com o Sr. D sobre inteligencia e isso me veio a cabeça. O quanto somos prejudicados pelo nosso modelo de ensino. A escola hoje no Brasil não aborda as vezes nem tangencialmente nenhum tipo de inteligência das quais poderiam ser desenvolvidas pelo ser humano. Digo tipo de inteligência como pode ler aqui. Essa foi uma teoria desenvolvida pelo psicologo Howard Gardner, e quanto mais eu penso sobre ela, mas faz sentido. Bom inicialmente isso tudo saiu de uma imagem do facebook, da qual sumiu, onde um professor queria ensinar uma sala de alunos a subir em uma arvore, bom essa sala de alunos tinha um macaco, uma girafa, um peixe, um rinoceronte, e outros animais. E isso me fez pensar, nossa escola de hoje é assim? E eu acredito que sim. Nós não aprendemos a pensar ou a desenvolver tipo diferentes de inteligencia, é tangenciado a logica-matemática e um pouco da interpessoal. Nós seres humanos somos tão diferentes um do outro, porque deveríamos pensar igual, ou inicialmente ter o mesmo tipo de raciocínio ou inteligencia. O ambiente escolar nos restringe, e conseguir se livrar é inacreditavelmente difícil, quantas pessoas demoram, ou tem dificuldades de executar suas habilidades quando crianças. Ou ate de ser apresentadas a elas. Os professores não fazem isso por mal as vezes, já que é um sistema que obriga uma padronização de todos, um sistema que molda como pensamos e que não há outra forma de pensar ou de ser inteligente, que o único inteligente é o que tira 10, deixando as vezes o atleta, o musico, o orador de fora, porque de acordo com eles "isso não requer inteligencia, isso quer dizer, esforço, buscar e estudo".
Isso tudo me fez pensar naquele filme Divergente, bom no filme existe 5 facções e você aos 16 anos só pode escolher uma, e se você tiver aptidão em dois ou mais você é descartado do sistema. É basicamente o que passamos hoje, você pode ter habilidades em um ou mais tipo de inteligencia, mas no nosso universo, só uma é verdadeira, e o resto que seja chamado de idiota!