segunda-feira, 25 de maio de 2015

Falha de comuniação

Olá pessoas do mundo
Estava devaneando a respeito das diferenças entre as gerações.
Uma coisa que eu percebi nos mais jovens é que eles são muito sensíveis.
Sim, sensíveis. Essa geração que hoje tem umas duas décadas, parece estar notando agora a importância das pessoas e de se comunicar bem.
Sabe, elas vinham falando o que dava na telha, e ofendendo a todos que são ofendiveis, sem pensar que isso surtiria consequências. E acontece que essa geração adora evitar as consequências. Não sei se é porque já nasceram na frente de um computador e acham que ninguém liga para o que está escrito na internet, ou porque foram educadas a base de pedagogia do amor, mas essas pessoas quando percebem que ofenderam e as consequências chegam, criam uma noção de culpa desproporcional.
Sabe aquela pessoa que faz alguma coisa errada e ai quando consegue as desculpas, fala "sem querer ofender,mas" ou "eu não quero criticar, mas", com um puta medo de dar errado de novo?
Sabe, a critica não é uma coisa que deve ser feita de forma delicada. Ela é necessária  e deve ser feita de forma abrupta. Se não é uma dica, ou u conselho, que não vai surtir o efeito desejado de quem critica.
Por isso que uma critica deve ser o ultimo recurso, e feita somente a alguém que você sabe que irá refletir, alguém que você saiba que é suscetível a mudanças de comportamento. (alguém com o QI acima de o de um chimpanzé)
Caso contrario, existem outra formas de convencer alguém a mudar.
Eu vou comentar como, mas existem estudos sobre isso,e que eu vou deixar links, porque comportamento é um dos assuntos que mais vende.
Primeira coisa:
Se você quer que alguém faça algo diferente, faça essa pessoa pensar que o rumo que você quer dar a ela, é o rumo que ela quer. Parafraseando, atraia o urso com mel, não o espante com violência.(mesmo porque o urso come você fácil, se você encarar.) 
Quer que uma pessoa mude um habito?
Condicione essa pessoa a tal. Sempre que ela fizer algo bom que substitua o habito ruim, elogie a pessoa. Faça um elogio sincero que assim você estará reforçando esse comportamento. Se for um habito ruim e insubstituível, faça a pessoa se sentir mal por isso, mas não muito(deixe claro que o habito é repulsivo e haja como tal) e quando a pessoa não cometer esse habito, haja com simpatia.
Somente se o habito for prejudicial a um ponto alarmante, faça a critica pesada.

Para tudo isso não precisa ficar pedindo desculpas a cada três palavras.

E tome muito cuidado!
Você pode querer mudar alguem, mas tenha absoluta certeza de que não é você que esta errado.
Pergunte sempre as pessoas com que você convive se não as incomoda.
Note as reações das pessoas ao que você diz. Se elas forem muito criticas com você, reflita a respeito. Veja se o que a pessoa disse não é verdade.
Não se incomode com criticas, elas são suas amigas, te ajudarão a crescer.
E lembre-se de que tem doido pra tudo. Tem gente que usa crack,assim como tem gente bem sucedida. As ações das pessoas são diferentes porque as pessoas são muito deferentes.
Isso não faz com que o errado seja certo e o certo errado. Isso só garante que haverá pessoas más que te criticarão e pessoas boas tentando te ajudar. Caso você reflita e perceba que a pessoa simplesmente é um ser de má fé, então se afaste dessa pessoa. Caso você mude, então a pessoa que te criticou só quer seu bem.

Um ponto importante também,  é que caso você perceba que a critica é verdadeira, para você mudar, busque exemplos externos ao que você tem. Ou olhe com mais atenção os bons exemplos que outrora eram ruins.

Leiam: Como fazer amigos e influenciar pessoas (para aprender como conseguir as coisas sem ser chato), ciência do comportamento (para uma analise técnica do comportamento), Leiam obras de Viktor Frankl (para que ainda não tem objetivo na vida)

http://blogs.diariodonordeste.com.br/blogdecinema/wp-content/uploads/2011/07/5-50.jpg

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Mau Investimento

Hoje estava na aula de macroeconomia onde a prof explicava o sistema is/lm. No meio da aula ela comenta sobre uma reunião que houve na faculdade a respeito de um aumento salarial para os funcionários do departamento. Ela disse que o aumento foi de 0 e que nenhum departamento aumentou o salário dos funcionários. Isso levou ela a fazer um segundo comentário a respeito do que ela(prof de macro, absurdamente keynesiana) chama de inflação. A prof disse que a inflação tende a cair até o fim do ano, e não passará do acumulado até atingir o segundo digito(casa decimal), isso porque se ninguém está aumentando o salário, então terão de diminuir os preços, ou parar de aumentar,se não pararão de comprar.

Desse comentário me elucidei a respeito do conceito de mau investimento.
Na escola austríaca, inflação não passa de aumento da oferta monetária, ou seja, neguinho ta imprimindo moeda e isso faz com que ela perca valor. Na economia mainstream, a inflação é um aumento generalizado de preços.
Acontece que se você entende como um aumento nos preços,a inflação, isso permite ao banco central imprimir moeda, mesmo quando não há a possibilidade de um aumento salarial. Isso faz com que os preços aparentemente continuem os mesmos como a prof disse, mas se o banco central aumentou a oferta monetária, ele fez com que os salários fossem maiores relativos aos preços que não mudaram. Isso gera desemprego, e um mau planejamento dos empresários que querem manter seus funcionários, entendendo que a inflação não aumentou. Essa ilusão gerada pelos números da suposta inflação que gera problemas reais na economia como um todo. Isso é o mau investimento.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Coalhada Seca com Za'atar

Alguém ai já comeu coalhada?
Coalhada é uma espécie de antepasto árabe que se come com pão no café da manha.
Eu vou explicar mais ou menos como que faz, mas é meio secreto...

Bom, primeiro os ingredientes:
- 2 litros de leite integral
- Um coalho feito pelas velhinhas armênias do Imirim(facinho de achar)
- 3 colheres de sopa de leite em pó
- uma fralda de pano. 

Modo de preparo:
É muito simples, primeiro você pega o leite e deixa ferver. Depois você espera esfriar um pouco, até você conseguir colocar o dedo por 10 segundos no leite sem se queimar.  Então pegue o leite em pó e dissolva no leite. Peneire e coloque o coalho. Pegue o recipiente, tampe ele e coloque em um lugar quentinho para o coalho reproduzir.
Depois de umas 12 horas mais ou menos, vai coalhar todo o leite. Pega esse coalho, tira um copinho, para você poder fazer mias depois, e joga isso na fralda aberta em cima de um escorredor. O soro do leite vai sair do coalho na geladeira, por mais umas 12 horas.
Quando você tiver a coalhada seca, pegue a Za'atar e jogue por cima de uma quantidade media de coalhada em um prato raso. Jogue muito azeite por cima e como com cascas de pão

http://boasdegarfo.com.br/wp-content/uploads/2014/10/sua-casa-sua-festa.jpg