segunda-feira, 30 de março de 2015

Mercado Monopolístico


 Primeiro eu vou falar aqui que no monopólio o preço é tomado pela quantidade que o monopolista vende. Essa quantidade depende da sensibilidade do mercado. Você podem notar nos gráficos abaixo dois mercados A e B, onde A é elástico e B inelástico. Isso quer dizer, se o preço varia, o preço varia de forma mais ou menos drástica? 





















Nesses 2 gráficos tem umas setinhas  indicando a diferença de preços do ponto onde cruzam a receita marginal e o custo marginal até o ponto na receita media logo acima. Essa diferença é o tal do markup. O markup mede o poder do monopólio. Ele é maior quanto mais inelástica forem as demandas.


Ok, pra que diabos eu estou explicando isso?

Bom, eu queria falar um pouco sobre as tais das patentes.
Sabe, eu fiz uma pesquisa e fiz um remédio por exemplo. Eu vou querer todo o dinheiro de qualquer um que vender esse remédio neh?
Ou eu fiz uma nova tecnologia, e mesmo que ela seja incrivelmente fácil de copiar, só eu posso vender...

O pessoal diz que patentes servem para investirem em pesquisa, mas eu acho que não da tão certo assim não.
Primeiro porque você cria um monopólio quando você da uma patente.
Se for uma indústria em um mercado pouco sensível, você cria uma catástrofe. Olha crise do petróleo por exemplo.
Na indústria farmacêutica se cria aberrações como na patente do HIV, que é ilustrada naquele filme, Clube de compre Dallas.
                                      

 Agora, se houver o monopólio de uma empresa que não é tão necessitaria assim, o boicote é a solução pra acabar com qualquer zuera.
Os correios por exemplo, que tem vários substitutos... se começarem a boicotar, em 10 segundos você fale aquele elefante branco.Alias, você incentivar  o boicote dessas empresas estatais monopolistas, gera muita censura aqui no Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário