quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Inflação

Você sabe o que diabos é a inflação?
Bom, é muito simples, mas há que complique, e de propósito.
A inflação é a perda do poder de compra do dinheiro, baseado na oferta de moedas. Em outras palavras, é quando o banco começa a imprimir muita moeda, ai a moeda perde valor.
E o que dizem ser a inflação?
Os economistas dizem que é o aumento generalizado dos preços.
Oras, se eu começar a imprimir muita moeda e ela perder valor, óbvio que haverá um aumento generalizado nos preços. Eles falam assim, para se isentar da culpa de fazer tudo ficar mais caro. Colocam a culpa em fatores externos, que nada mais é a flutuação natural de preços do mercado.
Um exemplo. Temos um mercado com 200 moedas. tem 100 pessoas nesse mercado. Cada pessoa tem 10 moedas. Se eu imprimo mais 200 moedas, então as suas 10 moedas valerão a metade. Sabemos que as pessoas não tem quantidades iguais de moedas. Então eu, o gov, imprimo 200 moedas, mas não as distribuo igualmente, eu dou o dinheiro para financiar meus projetos mirabolantes, e 2 pessoas ganham as 200 moedas. Assim temos 2 ricos e deixamos 98 pessoas muito mais pobres.
Parece meio errado neh?!
Vamos mais além.
Todas essas pessoas pagavam 10% de impostos. antes do gov imprimir 200 moedas, os pobres(sem ser os 2 que ganharam 100) pagavam 1 moeda. Agora no entanto, uma moeda só compra metade do que comprava, o que faz com que esses 10% sejam uma perda na sua capacidade de comprar o dobro também.
Sim, a inflação é uma ótima forma de cobrar impostos sem ninguém perceber. Se o gov for colocando moeda devagarinho no mercado, logo logo você estará pagando o dobro de impostos.

Essa não é a única utilidade da inflação.

Antigamente, as guerras duravam pouco e se fazia o máximo para evita-las. Isso porque uma guerra é algo caro. Tem que comprar armas, pagar soldados, construir tanques etc..
Temos uma solução para isso. Basta imprimirmos esse dinheiro. Ai conseguimos prolongar uma guerra,além de não ter nenhum problema econômico envolvido nisso. Há quem diga até que essa seria a solução de todos os problemas da economia, já que  guerras gera lucros para as indústrias armamentistas, que gastaram em outras coisas na economia.
Digo até que a 1ª e 2ª guerra mundial só foram possíveis graças a inflação.

Isso tudo é possível porque usamos o modelo de moeda fiduciária. Significa que não tem lastro. Ela não precisa de nada que garanta o valor dela, como a moeda baseada em ouro, que teria de ter o mesmo valor em ouro no banco. A moeda fiduciária simplesmente é impressa ao bel prazer dos bancos centrais.

Na crise de 2008 por exemplo, o FED(banco central americano) imprimiu o dobro de moedas que já tinha na economia. Algo como sair de U$856 bilhões para U$1,749 trilhão. Basicamente o FED reduziu a riqueza dos americanos pela metade. Fudeu com o mundo inteiro. Isso porque nos EUA, está escrito na constituição federal, por Tomas Jefferson, que essa porra de imprimir dinheiro é proibida. kkkkk

Então um resumo.
Inflação é quando o governo discretamente rouba sua nação, podendo assim fazer guerras mundiais, mesmo que isso seja inconstitucional, e sem ninguém perceber.

Isso é tão funcional para roubar a população que é um dos passos descritos pelo Marx no Manifesto Comunista.

Eu estou escrevendo isso porque li o livro do Ron Paul chamado O fim do FED.
Leiam, é muito bom.

http://armstrongeconomics.com/wp-content/uploads/2014/05/Federal-Reserve-DC.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário